Aromas na Arquitetura: Por que utilizar?

Os aromas, fragrâncias e/ou especiarias tem um valor na história que poucos de nós conhecemos. Valor cultural, social e monetário. A expressão “vou pagar em espécie” é originária da importância que as especiarias tinham no início do cristianismo. Jesus Cristo quando nasceu recebeu de presente dos Reis Magos: ouro, incenso e mirra.

O desenvolvimento e a importância do olfato fazem deste sentido o mais antigo e ancestral de todos, certamente devido a nossa linha evolutiva original. 

No Marketing dos sentidos de nossos tempos, a visão é o sentido em que os clientes mais percebem uma marca. Na arquitetura também. Mas um conceito atual é unânime: marcas e espaços multissensoriais são mais bem sucedidos. Neste caso podemos integrar os aromas ao conceito de biofilia apresentado no artigo anterior. A Biofilia trabalha com todos os sentidos, tornando os ambientes de trabalho mais criativos e produtivos. Podemos trabalhar, por exemplo, com jardins perfumados (smell spaces) ou sistemas de controle fragrâncias integrados na ventilação artificial.

É neste conceito que os Aromas ganham força e importância em um projeto, pois produzem os seguintes benefícios: redução de estresse, melhora no desempenho, aumento da criatividade, retenção de talentos e manutenção da “limpeza” do ambiente. 

Fragâncias como a lavanda (*), laranja e baunilha podem diminui a tensão em negociações, medições ou situações de grande estresse.

Além dos benefícios ressaltados acima sobre aromas inseridos nos ambientes, é possível inclusive criar uma identidade olfativa para sua empresa. Através de estudo da marca, cultura da empresa, de seus colaboradores pode-se apresentar alguns caminhos olfativos. Para toda empresa ou somente para alguns ambientes. Reforçando assim a imagem que a empresa quer passar para o mercado externo ou interno.

Outra curiosidade mais intrínseca deste sentido tão pouco estudado é a potências que ele possui em criar memórias olfativas. “Cheiros” lembram diversos momentos de nossas vidas, experiências que vivemos, locais que visitamos, pessoas queridas.

“Dos cinco sentidos, o olfato é o que deixa a melhor impressão da eternidade” (Salvador Dali)

Este assunto rende bastante, mas certamente bem melhor com um bate-papo. Sendo assim, estamos à disposição para estender esta discussão e descobrirmos juntos como aplicar este conceito em seu escritório.

(*)https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2210522013000531

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