Projetos residenciais: com licença, podemos dar uma espiadinha?

Ela sempre esteve ali, mas era vista quase como um porto de passagem. Era a rua que tomava a parcela maior das 24 horas disponíveis em um dia. Ainda assim, é nela que tudo começa e termina. E agora, é nela que tudo se estende e se compreende. Estrutura, cores, espaços, disposição, luz, vento, barulhos… Tudo passou a ser observado mais de perto – e por mais tempo. A pandemia ressignificou o ambiente da casa e a colocou no posto de arquitetura mais sagrada que existe. A nossa casa, a nossa catedral, a nossa DUOMO.

De um dia para outro, num mês de março que andava bem pacato, escritórios foram trancados e o trabalho invadiu a porta daquele ambiente que recebe amigos para o jantar. Olhares e vozes desconhecidas entraram sem convite por reuniões virtuais, equipamentos foram adaptados, e o office precisou encontrar seu lugar no home. De novo. Da criação desse modelo de trabalho, lá nos anos 80, pra hoje, muita coisa mudou. E entendendo a ressignificação que a casa ganhou, resolvemos dar uma espiadinha do outro lado dessa porta. 

Quer um café?

Além das máscaras e o estoque de álcool em gel, a pandemia nos trouxe demandas de projetos de homeoffice de um dia para outro. Nós, que nos últimos anos mergulhamos de ponta em projetos de ambientes corporativos, nos vimos nadando contra a corrente. Ou melhor: a favor. O desafio agora é levar o office para o home e passar um café quente para receber clientes (seja via tela ou presencial).

O conceito do homeoffice tentou se popularizar nos anos 80 originado de empresas de tecnologia. Na época, o mercado não comprou esse barulho, e fez-se, então, o caminho inverso. É o chamado “resimmercial” (residencial + comercial): projetos de escritórios com ambientes informais, mas não menos profissionais. Espaços com sala de jogos, poltronas confortáveis, salas de estar e jantar… Era o home dentro do office.

Corta para 2020, o ano que nunca existiu. Será? 2020 chegou desafiando conceitos e paradigmas. E cedendo à pressão que sempre existiu – vinda de colaboradores e amigos – decidimos bater na porta do residencial com o objetivo de melhorar o olhar corporativo. Acreditamos que a maioria dos funcionários está ansiosa para retornar aos seus escritórios. E ele voltará. Mas apostamos na ruptura que 2020 trouxe: soluções residenciais farão parte do futuro do escritório – e vice-versa. Soluções híbridas e flexíveis serão (já são) o novo normal.

A DUOMO arregaça as mangas para entender da melhor maneira a troca entre essas duas filosofias de projeto. Esteja você na sala do escritório ou na sala de casa, o bem-estar será o balizador para produtividade e adequação. Ah, e deixa que o café é por nossa conta.

– – –
Foto de abertura deste artigo se refere ao ambiente chamado “Solário” do showroom da Herman Miller, na Neocon 2019 – All Togheter Now. Confirmando a tendência de mobiliário, revestimentos e elementos do design residencial em espaços corporativos.

Comentários