Aumente a produtividade do seu negócio com redesign

É muito comum o mundo dos negócios bater de frente com a palavra “conforto”.  Muitos associam logo a temida “zona de conforto”. Uma prática que um dos principais sites de negócios do EUA, o Fast Company, fez questão de desassociar. Agora, segundo eles, a palavra “conforto” soará como música para quem quer crescer em 2019.

O motivo é o chamado redesign. Uma boa pedida para olhar para o espaço de sempre e imaginar como ele poderia ser ainda mais usual, de acordo com a necessidade dos seus negócios. Segundo a matéria, o foco da arquitetura em 2019 é configurar de ambientes para aumentar a produtividade e o bem estar das pessoas.

O resultado é lucro, é claro. Quem dá a base técnica do assunto é a PhD, cientista comportamental e consultora do provedor de espaço de trabalho flexível Anja Jamrozik. Ela disse a Fast Company que “o espaço de trabalho é um fator subestimado” pelas empresas de todo o mundo.

Isso, logicamente,  gera impactos de produtividade das pessoas ano após ano. Anja usa como exemplo as nossas casas . Ela mostra como usamos cada ambiente  para dar para um fim muito claro ao que precisamos ou seja, não ficamos misturando tudo como é feitos em muitos ambientes corporativos.

“Você não procura por entretenimento na lavanderia. No ambiente de trabalho é a mesma coisa”, exemplifica.

A especialista afirma que a divisão de ambientes é necessária para a melhor fluidez do trabalho. Caso uma pessoa precise ligar, por exemplo, ela precisa encontrar um local que não atrapalhe o pensamento dela e dos demais locais.

“Os dois tipos mais comuns de tarefas são o trabalho focado (individualizado) e o trabalho colaborativo. Cada um deles precisam de espaços que priorizem e otimizem a configuração de cada um”, alega.

Outro ponto levantado pela matéria da Fast Company é compreender como cada um dos profissionais são e adaptar os ambientes de acordo com as possibilidades. É preciso lembrar que existem os mais extrovertidos e os mais tímidos. Existem os amantes da natureza e os que sentem muito frio com as saídas de ar condicionado.

Harmonizar os ambientes com mais informação visual ou plantas para os mais comunicativos pode ser uma boa saída. Espaçar mais os itens do ambiente para os que anseiam por ficar mais isolados é uma maneira de gerar estímulos físicos e sensoriais agradáveis a quem se sente melhor com essa liberdade.

Segundo o Journal of Experimental Psychology, só de colocar plantas no ambiente os índices de produtividade costumam crescer 15%. Enfim, são meios e técnicas de tornar o cotidiano dessas pessoas em algo mais confortável para que o foco se concentre nas atividades do trabalho e não nas distrações nocivas do desconforto e da bagunça.

A Duomo é especializada em entregar conforto físico e visual para os seus clientes.  As empresas estão cada vez mais investindo em escritórios como casas, buscando receber os seus profissionais do Brasil e do mundo, com total conforto e percepção das suas necessidades.

Nossos últimos projetos contam com áreas de descompressão e até mesmo decoradas com grafites nas paredes para tornar o ambiente de trabalho agradável, humanizado e inteligente. Fale com nossa equipe e traga a melhor percepção ao seu negócio também!

Comentários