Arquitetura Corporativa: Espaços de Descompressão

Investir no bem-estar de funcionários já é considerado umimperativo estratégico para muitas empresas.

O segmento de tecnologia da informação é um dos que mais cresce no mundo. Busca incessantemente atrair e reter jovens talentosos, com necessidades muito específicas. Foi o segmento que saiu na frente para oferecer aos seus colaboradores mais que uma estação de trabalho e uma moderna e colorida cafeteria.

É fato que, após um dia duro de trabalho, é muito bom chegar em casa, se atirar no sofá e esquecer do mundo. Depois de um tempinho de descompressão, é possível mandar uns emails ou resolver problemas que surgiram depois de sair do escritório. Muitas empresas estão criando espaços dentro do escritório onde o funcionário possa relaxar, desligar-se por alguns momentos e voltar ao trabalho com mais energia e criatividade renovada.

Indeed em Austin, Texas
Indeed em Austin, Texas
Google em Boston
Google em Boston

Muitas vezes ficar um pouco sozinho, também, pode ajudar a ter novas idéias ou solucionar questões complexas.

Facebook em Seatle
Facebook em Seatle
Indeed em Tóquio
Indeed em Tóquio

As empresas que tomam iniciativas que contribuem para combater o estresse de seus colaboradores tem ido além de oferecer espaços de repouso, com puffs e redes para um cochilo depois do almoço. Perceberam que uma mesa de sinuca ou um videogame também são valiosos e que a distração ajuda a enfrentar desafios e promover interação entre os colegas.

Google em Boston
Google em Boston
Indeed em Austin, Texas
Indeed em Austin, Texas
Avant em Chicago
Avant em Chicago

Essas ações só surtem efeito se a cultura do negócio mudar e passar a valorizar o time, confiando e apostando no compromisso e criatividade de seus colaboradores. Neste caso, as “distrações” podem estar no mesmo ambiente que as estações de trabalho e não mais em salas de descompressão isoladas.

Achieve Internet em San Diego
Achieve Internet em San Diego
Projeto Duomo Geohub
Projeto Duomo Geohub

Seja como estratégia para atrair e manter jovens talentos, seja como forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, os espaços de descompressão são uma ótima aposta para empresas que pretendem quebrar a rotina de trabalho com uma oportunidade de relaxamento.

Fotos: Office Snapshots

Comentários