Biofilia: Você sabe o que é?

Para quem pensa que Biofilia ou Design Biofílico é pura e simplesmente “colocar” um vaso de planta em um espaço, lamentamos informar que estão muito distantes do conceito original. E, infelizmente, aproveitando muito pouco do que esta ferramenta pode oferecer.

Ferramenta ? Ops, desculpe. 

Vamos lá: Biofilia é uma filosofia de vida. É Amor (Bio) à vida (filia).

“Eu pude distinguir os diversos tipos de agressão que estão, direta ou indiretamente, a serviço da vida daquela forma maligna de destruição – a necrofilia, que é um verdadeiro amor à morte, em oposição à biofilia, que é o amor à vida … O amor à vida, à independência e à superação do narcisismo formam uma “síndrome de crescimento” que vai contra à síndrome da decadência, da qual faz parte o amor à morte, a simbiose incestuosa e o narcisismo maligno” (*)

Para aplicar estes princípios é necessária uma imersão no universo da natureza, a qual fazemos parte. É necessário promover um habitat saudável e de cura para os seres humanos e o mundo natural.

Muito além do simples vaso de planta, o Design Biofílico possui 3 experiências e 24 atributos.

Muito além do simples vaso de planta… luz natural, geometrias, cores, materiais da natureza, mobilidade e sinalização, apego cultural, paisagens naturais, contemplação e refúgio são atributos que podemos evocar em nossos projetos para promover este conceito.

E funciona !

Uma pesquisa do Prof. Roger S. Ulrich, pesquisador mais citado em design de assistência médica baseada em evidências, intitulada “Vista através de uma janela pode influenciar a recuperação da cirurgia” concluiu que “pacientes em hospitais que tem vista de seus quartos para um jardim, ficam menos tempo internados, precisam de doses menores de medicamentos e experimentam menores níveis de stress, quando comparados a pacientes que tem vistas para parede de tijolos” (**)


Imagem meramente ilustrativa. não representa o hospital em questão

Empresas que aplicam o conceito de Biofilia integrando a Natureza em seus escritórios apresentam resultados mais positivos em seus colaboradores, como: maior assiduidade, produtividade, criatividade, saúde e felicidade. Atraindo e retendo talentos.

Biofilia é a tendência inata à se concentrar na vida e nos processos inerentes à ela… Desde a infância, concentramo-nos com alegria em nós mesmos e em outros organismos. Aprendemos a distinguir a vida das coisas inanimadas e nos movemos em direção à vida como mariposas procuram a luz em uma varanda … explorar e se associar à vida é um processo profundo e complicado em nosso desenvolvimento mental.

Em uma medida ainda não compreendida pela filosofia ou pela religião, nossa existência depende dessa nossa propensão, nosso espírito é costurado a partir dela e a nossa esperança nasce desse fluxo” (***)

Projetar um spa ou um resort, com conceitos de Design Biofílico, no interior, no meio de uma área rural ou numa reserva florestal pode parecer simples. Pois a natureza está ao redor !

Imagine projetar um escritório no coração financeiro de uma metrópole?

Projeto realizado para a CNODC pela Duomo Architectura
Projeto realizado para a CNODC pela Duomo Architectura

Infelizmente não temos espaço aqui para render este assunto, que é ilimitado, subjetivo e relativamente complexo, apesar da simplicidade da Natureza.

Porém, estamos à disposição para estender esta discussão e descobrirmos juntos como aplicar este conceito em seu escritório.

Notas:

(*) E. Fromm, O coração do homem (1964). Primeira citação da palavra na literatura.

(**)https://www.researchgate.net/publication/17043718_View_Through_a_Window_May_Influence_Recovery_from_Surgery

(***) E.O.Wilson, Biophilia (1984).

Este artigo reflete o entendimento e visão da Duomo Architectura baseada no Curso de Formação Continuada da NEUROARQ® Academy

Comentários