Home-Office: Momento presente ou novo normal?

Qual será o desafio da arquitetura corporativa nos projetos de escritórios no novo normal? Escritórios com projetos de distanciamento social? Escritórios com extensões de seus ambientes nas casas dos funcionários?

Leia a matéria e no fim, deixe seus comentários

O momento de pandemia e distanciamento social obrigou as empresas a funcionarem com seus colaboradores no modelo home-office. Este modelo de trabalho não é novo. Porém, sempre foi aplicado de forma voluntária. Basicamente em empresas com cultura que se adequa a este estilo de trabalho.

Não precisa ser muito antenado para prever que grandes crises globais provocam grandes transformações. Porém, historiadores e filósofos afirmam que momentos  como uma guerra mundial ou pandemia, aceleram processos que já estavam em andamento.

Veja, por exemplo, o modelo de aulas on-line. Embora várias instituições educacionais já ofereçam esse modelo de ensino, poucas têm um sistema efetivo e com boa aceitação dos alunos. Algumas nem possuem uma solução de aula online, como é o caso de várias escolas e faculdades públicas no Brasil. Todas estão atrasadas e, neste momento, aprendendo e implementando tudo ao mesmo tempo. Possivelmente, após crise, este modelo terá se desenvolvido. Com uma nova função e melhor aceitação.

O mesmo se aplica ao modelo home-office. Há anos existe, mas poucos tiveram iniciativa de implementá-lo em suas organizações. Algumas correntes da arquitetura corporativa já  deram o home-office como “morto”. Inclusive criando uma nova tendência chamada “Resimmercial”, ou seja, o movimento de levar a casa (residencial) para o escritório (commercial). O modelo é o inverso ao “fracasso” do home-office, que era um movimento de levar o escritório para casa. Qual modelo prevalecerá ?

Em meio a tendências, previsões e iniciativas, surge uma pandemia e implementa um confinamento e distanciamento social em todo o mundo, nos obrigando a levar o escritório pra casa!

Não é intenção deste texto fazer previsões ou apostas. Muito menos impor modelos que acreditamos que irão prevalecer. Avaliamos que estamos em um ótimo momento para quebrar mitos, modismos e tendências. As oportunidades são de aplicações na prática.

Uma grande parcela de profissionais nunca trabalhou em casa e se viu obrigado a iniciar justamente agora, no meio de uma pandemia. Alguns estão adorando, outros odiando. Como está sendo para você? Sua produção aumentou? Melhorou a sua qualidade de vida? Caso precise de ajuda para organizar o seu home-office, acesse: Consultoria Online de Arquitetura para Home-Office .

Do outro lado, uma série de empresas que nunca havia adotado este modelo, percebeu que tem profissionais, setores, área e funções que se encaixam perfeitamente no modelo de home-office.

Não acreditamos em transformações radicais. Entendemos que o home-office irá ganhar mais adeptos. As empresas entenderão melhor seu formato e os profissionais criarão novas rotinas e ambientes em suas casas para desempenhar melhor o seu trabalho. Com saúde, produtividade e bem-estar. 

Mas e os escritório atuais, pós vacina? Isso é tema para outro texto. Acreditamos que irá continuar existindo, mas com suas transformações. Empresas precisam e devem continuar as interações e colaborações entre equipes e profissionais.

Respostas a estas perguntas provam o que historiadores e filósofos já afirmaram, como mencionado no início do artigo: essa transformação será acelerada. O que aconteceria em dez anos, talvez aconteça em um ou dois.

Vamos aguardar. Estudar e trabalhar juntos.

Comentários