Neuroarquitetura: Você sabe o que é?

Neuroarquitetura é uma expressão criada para resumir o termo Neurociência aplicada a Arquitetura.

Leia a matéria e no fim, deixe seus comentários

Basicamente é o estudo baseado na união entre as duas ciências acima. A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro. Nosso órgão mais complexo e importante. A Arquitetura estuda o espaço. A Neuroarquitetura é o estudo que prova, através de evidências científicas, como os ambientes tem impacto no cérebro e, consequentemente, no comportamento do ser humano.

Essa expressão, como diversas outras, tem se popularizado e se vulgarizado através de campanhas de tendências e modismos na arquitetura. Principalmente no nicho corporativo, área exclusiva de atuação da Duomo Architectura.

Porém, é uma ciência multidisciplinar complexa, densa e técnica. Como explicado, não se baseia em “achismos”. Para todas as afirmações dos benefícios que o ambiente produz, existem neurocientistas, arquitetos, psicólogos e diversos outros ramos de atuações profissionais que tem o cérebro, espaços físicos, natureza e ser humano como protagonistas. Levam anos para provar cientificamente as contribuições que alguns detalhes da arquitetura proporcionam ao nosso cérebro.

Desde sua origem, a Duomo se mantém preocupada com o bem estar do usuário – função básica da Arquitetura – e, por isso, está se formando nesta disciplina através do Curso de Formação Continuada da NEUROARQ® Academy.

Pois julgamos que com conhecimentos técnicos e com evidências cientificas poderemos convencer e provar os nossos clientes o quanto algumas ações, que já aplicamos empiricamente, tem, de fato, resultados positivos no bem estar dos seus respectivos colaboradores. E, consequentemente, na produtividade, concentração, harmonia, qualidade de vida e estado de espírito dos mesmos.

Este assunto é amplo e impossível abordar seus benefícios através de breves artigos e postagens. Sendo assim, desenvolveremos o tema a cada módulo do curso. Mesmo que de forma sucinta, pois todos são complexos.

Porém gostaríamos de deixar uma reflexão neste artigo que entendemos que esclareça de forma clara e ilustrativa o conceito desta ciência e suas implicações.

Nas imagens abaixo de unidades para jovens infratores no Brasil e no EUA, qual ambiente permite melhor chance de recuperação de um adolescente que cometeu um crime? 

Obs: no Brasil tem unidades de qualidade. 

Desde antes de nascer até nosso último dia de vida estamos inseridos em um ambiente. Tanto no útero como num asilo, recebemos estímulos e reflexos do espaço ao nosso redor. E esses impactos geram consequências(*).

Trabalhamos para que as consequências sejam positivas.

Em sequência, postaremos artigos sobre biofilia, aromas, cores e formas, sons, com links de estudos e cases que provam o benefício que pequenas intervenções (nem sempre onerosas) podem transformar seus colaboradores e suas empresas.

Estamos à disposição para estender esta discussão e descobrirmos juntos como aplicar este benefício em seu escritório.

Notas:

(*) https://www.carehomeprofessional.com/future-of-care-de-hogeweyk-pioneer-shares-dementia-village-model/

Este artigo reflete o entendimento e visão da Duomo Architectura baseada no Curso de Formação Continuada da NEUROARQ® Academy.

Comentários